Acesse o site do SINTECT/SC:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Carlos Henrique Custódio e Pedro Bifano são demitidos. FORAM TARDE!!!!!

28/07/2010 19h02 - Atualizado em 28/07/2010 21h48

Lula exonera presidente e diretor dos Correios, informa ministério

Novo presidente é David de Matos, segundo Ministério das Comunicações. Decisão atende a recomendação da Casa Civil e do Planejamento.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília *

O presidente exonerado dos Correios, Carlos Henrique Custódio (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil / 13.07.2010)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta quarta (28) o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Pedro Magalhães, informou a assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, ao qual a empresa é subordinada.

De acordo com a assessoria do ministério, o novo presidente dos Correios será David José de Matos. Ele é engenheiro elétrico e foi funcionário por 26 anos das Centrais Elétricas do Norte do Brasil e secretário de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal entre 2002 e 2004, durante o governo de Joaquim Roriz (PSC). Entre 2004 e 2007, foi presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF. O último cargo que ocupou foi a secretaria-geral da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Em lugar de Magalhães, assumirá Nelson Oliveira de Freitas, atualmente diretor do Departamento de Informação de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. As dispensas de Custódio e Magalhães deverão ser publicadas na edição desta quinta (29) do "Diário Oficial da União".

A decisão de exonerar os dois executivos atende a uma recomendação da Casa Civil e do Ministério do Planejamento, incumbidos por Lula de elaborar um plano para recuperar a arrecadação dos Correios. Em 2009, a estatal registrou queda nos lucros.

O ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, disse que a exoneração do presidente dos Correios se deveu principalmente à demora no pagamento de dívidas da empresa com fornecedores. Segundo o ministro, os credores da empresa reclamam um total de R$ 1,4 bilhão em pagamentos atrasados. Para Filardi, a dívida é menor –cerca de R$ 700 milhões.

Filardi também apontou atrasos na entrega de encomendas, a falta de funcionários e problemas na abertura de licitações para franquias dos Correios como motivos do desgaste de Custódio no cargo. “O governo entendeu que era preciso uma oxigenação”, afirmou o ministro. “Além disso, uma empresa pública precisa de renovação sempre.”

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, participaram de reuniões com o presidente Lula em que fizeram as recomendações sobre a troca de comando após apresentarem um diagnóstico da situação dos Correios, informou a assessoria do Planejamento. Uma das recomendações foi substituir a direção da empresa.

Questionado sobre o motivo de sua demissão, Custódio disse que há uma motivação política porque, segundo ele, do ponto de vista operacional, não há questionamento sobre sua gestão.

"Posso discutir todos os números: faturamento, produtividade, salários e comparar com outros correios do mundo", disse ele, ressaltando que, em sua gestão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) conseguiu quatro anos consecutivos de lucro operacional.

A assessoria dos Correios disse que soube da demissão pela imprensa. No início da noite, Carlos Henrique Custódio compareceu a uma cerimônia de comemoração dos 150 anos dos ministérios dos Transportes e da Agricultura, da qual também participou o presidente Lula. "Todos fomos pegos de surpresa", afirmou uma assessora da estatal.

* Com informações da Agência Estado

Confira aqui.

0 comentários:

Postar um comentário