Acesse o site do SINTECT/SC:

sexta-feira, 9 de março de 2012

No dia Internacional de Luta das Mulheres, 4 mil pessoas tomam as ruas de São Paulo


A manifestação do Dia Internacional de Luta das Mulheres coloriu de lilás as ruas da capital paulista. Mais de 4 mil pessoas participaram do ato unitário que mostrou para a população que essa data é um dia de luta. O ato teve inicio às 14h, na Praça da Sé, e saiu em passeata pelas principais vias da cidade, denunciando o machismo, a violência contra a mulher, exigindo salário igual para trabalho igual, descriminalização do aborto, entre outras bandeiras reivindicatórias.


O Ato contou com a presença das centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, os partidos políticos, PSTU, Psol, PCB, e dos movimentos Mulheres em Luta, Marcha Mundial das Mulheres entre outras entidades e sindicatos.


Falando em nome do Movimento Mulheres em Luta, Camila Lisboa ressaltou que a data não é para ser comemorada. “Estamos aqui para lembrar que hoje é um dia de luta, não de comemoração. Mesmo com uma mulher presidente não temos garantidos nossos direitos. Exigimos creches, moradia, saúde e educação para todas as mulheres”.

O massacre cometido contra as moradoras da Ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, também foi destacado no ato. Maioria da Ocupação, essas mulheres foram agredidas e humilhadas durante a desocupação do terreno. Além disso, os casos de estupros por parte da PM contra duas mulheres foi denunciando.

Ato do MTST enfrenta repressão da PM - As denuncias de estupros no Pinheirinho também foram feitas na manifestação realizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) pela manhã. A manifestação, realizada em frente ao Parque da Luz, exigia a punição aos policiais criminosos. A repressão da PM impossibilitou que os manifestantes saíssem em marcha para protestar. “Mais uma vez o movimento foi criminalizado e impedido de exercer o seu livre direito de se manifestar”, disse o coordenador do MTST e também membro da CSP-Conlutas Guilherme Boulos. Apesar da tentativa da PM em tentar desorganizar o movimento, o ato correu ali mesmo na Luz.




Integrantes dos terrenos chamados “Novos Pinheirinhos”, de Embu das Artes e Santo Andre, comparecem à manifestação juntamente com representantes das diversas ocupações realizadas pelo MTST em toda São Paulo. Os manifestantes exigiram moradia às famílias e protestaram contra a criminalização do movimento.

mulheresemluta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário