Acesse o site do SINTECT/SC:

sábado, 28 de setembro de 2013

Privatização dos Correios da Inglaterra

Correios britânicos entram na bolsa a 11 de Outubro avaliados em até 3,3 mil milhões de libras

Reino Unido vai vender entre 40,1% e 52,2% do capital da Royal Mail, companhia que ficou avaliada num máximo de 3,3 mil milhões de libras (3,92 mil milhões de euros)

A Royal Mail, empresa de correios britânica com 360 anos de história, vai entrar na bolsa de Londres no dia 11 de Outubro, numa oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) através da qual o Reino Unido realizará um importante encaixe financeiro.

O Tesouro britânico vai vender entre 401 e 522 milhões de acções do Royal Mail, que correspondem entre 40,1% e 52,2% do capital da companhia.

As acções vão ser vendidas aos investidores entre 260 e 330 pence, o que representa uma avaliação máxima para a companhia de 3,3 mil milhões de libras (3,92 mil milhões de euros).

Apesar de agora vender apenas uma parcela da companhia, o objectivo do Reino Unido passa por colocar 100% do capital nas mãos de privados. Os correios não são um negócio “natural do sector público”, sendo que o futuro do Royal Mail está no sector privado, afirmou o ministro britânico da tutela em entrevista à Bloomberg.

A privatização da Royal Mail será a maior do Reino Unido desde que John Major vendeu parte da British Rail em 1990. A última privatização duma empresa de correios na Europa ocorreu em Junho, quando a Bélgica vendeu o BPost. A próxima na agenda é a dos CTT em Portugal, tendo o processo já sido iniciado.

A privatização da companhia portuguesa deverá estar fechada até ao final do ano e segundo apurou o Negócios, o Governo português conta encaixar 600 milhões de euros com a venda da totalidade do capital.

0 comentários:

Postar um comentário